Com mais de 915 mil vagas, Canadá abre oportunidades para profissionais de todas as idades

As profissões mais requisitadas estão ligadas à saúde, tecnologia da informação, vendas, marketing, alimentação, construção, logística e hospedagem

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Statistics Canada, o país está com mais de 915 mil vagas em aberto e a cada ano os números só aumentam. Em 2021, eram mais de 550 mil oportunidades, ou seja, este ano as vagas quase que dobraram. A pesquisa revela que um dos motivos para este aumento é a flexibilização contínua das restrições de saúde pública, o que permitiu que mais empresas fizessem planos para que os trabalhadores voltassem ao trabalho presencial. Mas por que estas vagas não são preenchidas? A resposta é curta e direta: faltam profissionais gabaritados e com fluência em inglês.


“A maioria dos empresários aqui no Canadá relata dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não possuem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação”, ressalta o sócio da Canada Intercâmbio, especialista em imigração e organizador da Expo Canada 2022, Ed Santos.


O Canadá é uma boa opção para quem deseja morar num país de primeiro mundo, reconhecido por oferecer um ambiente seguro, tolerância em relação à diversidade cultural e por excelentes indicadores socioeconômicos. E essa oportunidade está aberta tanto para aqueles que estiverem preparados e atenderem a todos estes pré-requisitos como para aquelas pessoas que tiverem interesse em conhecer o caminho para que se tornem aptas a ingressar neste mercado.


Muitos ainda têm dúvidas entre escolher Canadá e Estados Unidos. Os dados apontam que a taxa de emprego, definida pelo número de pessoas empregadas com porcentagem da população em idade ativa, é mais alta no Canadá.


Segmentos com mais vagas no mercado – Nos últimos seis meses, desde setembro de 2021, quando o emprego retornou ao nível pré-pandemia, a economia e o mercado de trabalho do Canadá se adaptaram e evoluíram em resposta a vários desafios, incluindo a flexibilização gradual das medidas de saúde pública, vagas recordes de empregos e interrupções na cadeia de suprimentos. Durante este período, o emprego aumentou em 463 mil vagas. Além da área de vendas, destaque para construção civil (+110 mil vagas), logística e suprimentos (+122 mil), saúde e assistência social (+62 mil), entre outros.


Em março, as contratações tiveram saldo positivo tanto no setor de serviços (+42 mil vagas) quanto no de produção de bens (+31 mil). Outras áreas que registraram acréscimo: Serviços de alojamento e alimentação (+15 mil oportunidades), além de outras áreas (+14 mil), que incluem serviços de reparação e manutenção, cuidados pessoais e administração pública (+12 mil). No setor de bens, a empregabilidade foi impulsionada pela construção (+14 mil), recursos naturais (+8.800) e agricultura (+5.800).


anúncio:


Oportunidades para todos – O Canadá está aberto a profissionais de todas as idades. Importante destacar que a grande novidade neste cenário é a abertura de empregos para mulheres de 55 anos ou mais e homens de 25 a 54 anos. O país sempre buscou jovens para compor seu quadro de colaboradores para fazer sua economia girar, mas com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes.


As províncias onde os ganhos são maiores estão entre Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Island e Vancouver. As principais oportunidades oferecidas estão ligadas à área de vendas, saúde, tecnologia da informação, marketing, alimentação, construção, logística, hospedagem e agricultura.


Com exceção de um aumento em janeiro de 2022, a taxa de desemprego tem registrado queda nos últimos meses, espelhando a situação em outros países com mercado de trabalho cada vez mais apertados, incluindo Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.


Empregabilidade no Canadá - De acordo com o último censo realizado pela Statistics Canada (StatCan) em 2016, 54% da população, incluindo canadenses e imigrantes, com idades entre 25 a 64 anos, tem algum diploma universitário. Atualmente, a população do Canadá é de aproximadamente 38.339.473 milhões de acordo com Worldometer, equivalente a 0,48% da população mundial.

O Canadá tem uma das populações mais velhas do mundo, com quase 18% das pessoas com 65 anos ou mais. Sua taxa de natalidade é uma das mais baixas do mundo, com 1,47 nascimentos. O país é composto por imigrantes, precisa de mão de obra, oferece bons salários, mas é preciso respeitar as regras à risca.


Empregabilidade - O Canadá é um país com regras rígidas de imigração e para compor seu quadro de colaboradores, em todos os segmentos, segue à risca alguns quesitos para selecionar os candidatos: inglês fluente; conhecimento dos padrões de empregos canadenses e das leis que regem o país; competência profissional (reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão e de cada província); adaptabilidade à cultura do país; resiliência e outros.

“Para trabalhar, o país exige uma licença de trabalho (work permit) – que pode ser concedida de acordo com a necessidade de cada província e de sua avaliação curricular. Agora, para quem deseja morar, é preciso ter o visto PR (Permanent Residency – Residente Permanente), ou seja, para adquirir este visto é necessário realizar o processo imigratório. É um procedimento que demanda tempo, paciência, dedicação e seriedade na entrega de documentos, além de comprovar boa saúde”, alerta Ed Santos.


Consigo trabalhar em minha área profissional assim que chegar no Canadá? As chances são mínimas, a não ser que o governo abra exceções e não exija que sua profissão seja reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão. Mas vamos esclarecer melhor este cenário. “A grade curricular do Brasil é diferente do Canadá. E para conseguir validar seu registro profissional, o candidato precisa estar de acordo com as regras educacionais do país. Caso não esteja, é imprescindível que o profissional volte para escola e faça um curso que valide sua profissão com os órgãos regulatórios de cada área. O período pode demandar dois anos ou mais. Tudo vai depender de seu inglês e de sua disponibilidade financeira para realizá-lo”, alerta Ed.


ExpoCanada 2022 – O Canadá está de portas abertas para receber brasileiros e todas as etnias. Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o mercado de trabalho, imigração e profissões mais requisitados no Canadá, é importante participar da ExpoCanada 2022, um evento totalmente gratuito. Participarão várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes), empresários que darão dicas de como encontrar um bom emprego, etc. www.expocanada.com.br


Brasília: dia 10 de maio (terça-feira), das 18h às 21h

Local: Hotel Cullinan HPlus Premium – SHN Q.4 – Brasília, DF

Goiânia: dia 12 de maio (quinta-feira), das 18h às 21h

Local: Hotel Clarion Goiânia Órion – Avenida Portugal, 1148 – St. Marista, Goiânia

São Paulo: dia 14 de maio (sábado), das 14h às 19h

Local: Blue Tree Transatlântico Convention Center – Avenida Cecília Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio

Rio de Janeiro: dia 15 de maio (domingo), das 14h às 18h

Local: Hotel Mercure Barra da Tijuca – Avenida do Pepê, 56 – Barra da Tijuca

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
supletivo acelerado online ou presencial
bolsa_de_estudo_Faculdade_Estácio_ead.j